03 May 2010

Gênero Vanda

Vanda encanta por sua beleza peculiar. Originárias da Ásia são plantas de crescimento monopodial e lento, e alcançam altos valores no mercado.
É um curioso gênero de orquídea que conta com muitos amantes e criadores no Brasil. Pode ser criada com as raízes nuas, penduradas por arames. Um vaso de madeira com brita e pouco substrato pode ser adaptado logo abaixo dela, fazendo com que suas raízes toquem nele levemente.
De modo geral, as Vanda preferem locais com alta luminosidade e apreciam regas que podem ser feitas borrifando as raízes e as folhas, ocasionalmente.
A temperatura durante o dia não deve passar de 18°C, mas estas plantas podem suportar pequenos períodos de frio. Irão continuar seu crescimento em qualquer época do ano, desde que suas necessidades de luz e temperatura sejam atendidas.
Costuma ter sua primeira floração só aos seis anos e a partir desta idade, pode florescer até quatro vezes por ano em condições idéias, mas, se a temperatura baixar a 15 graus, ou menos, durante algumas semanas, pode entrar em estado de repouso ou estagnação por vários meses.
Se a temperatura atingir 30 graus ou mais, mantenha o chão bem molhado, para ou mais, mantenha o chão bem molhado, para aumentar a umidade relativa do ar nas suas imediações.
Em dias quentes, gosta de muita água e alta umidade ambiente (80% é o ideal), devendo ser borrifada de preferência com água mineral frequentemente. No inverno, reduza a rega e os fertilizantes.
Se uma Vanda adulta, bem enraizada, com folhas de igual dimensão do topo à base, não injuriada pelo frio, não florescer, é porque faltou iluminação e/ou rega constante com água levemente em dias quentes e secos.
Requer muito adubo de forma foliar e radicular, porque suas raízes são aéreas. O adubo deve ter maior teor de fósforo, tipo 15-30-20, pois seu caule precisa crescer para uma nova floração.
Suas mudas podem ser cultivadas em ambientes de pouca luminosidade, em torno de 40%, acelerando seu crescimento. Plantas adultas podem ser criadas com boa dose de luminosidade e se penduradas em árvores, emitem raízes com novos brotos.
A Vanda é uma planta de adaptação fácil em ambientes de boa lumionosidade e alta umidade relativa do ar, chegando a lançar suas raízes em paredes pintadas ou superfícies de metal, como portões. Você pode amarrá-la num coqueiro, voltada para o lado norte, ou numa haste comprida, mas, se for plantar em vaso, que ele sirva só de base, nunca enterre suas raízes.
Tenha cuidado para não queimar as folhas ao sol, nos dias quentes de verão. O sol da tarde pode prejudicar a saúde de sua orquídea.
A Vanda deve ser colocada num local onde local onde receba luz filtrada nas horas de sol mais forte e iluminação direta do sol da manhã e do fim de tarde. Não deve haver nenhuma outra planta que lhe faça sombra em qualquer hora do dia.
Uma Vanda sem boas condições pode até florescer, mas sua haste será curta, com flores menores e forma medíocre.


Vanda tricolor


Fonte:
www.delfinadearaujo.com
"Copyright © 1996-1999 Sergio Araujo Fotografia S/C Ltda. Todos os direitos reservados. Protegido pela lei de direito autoral do Brasil e por tratados internacionais."
www.orquideana.com.br

No comments:

Post a Comment