03 May 2010

Gênero Stanhopea

Stanhopea é uma orquídea curiosa, pois emana suas belas e grandes flores (até sete centímetros) na altura das raízes.
Esta característica faz com que ela seja cultivada normalmente em caixas de madeira vazadas (cachepôs), para que a haste floral possa pender sob a planta, penduradas por arames.
O gênero foi criado por Sir William Hooker em 1829, publicando a Stanhopea insignis na Botanical Magazine.
As Stanhopea podem ser divididas em três grandes grupos, um que sempre apresenta inflorescências com duas flores, de labelo mais inteiro e sistema de polinização mais simples; outro com inflorescências bastante floribundas e polinização mais complicada, onde o inseto, como em Coryanthes, cai dentro da flor e labelos mais complexos divididos em três partes bem distintas; e o último, ao qual pertencem quase todas as espécies brasileiras.
São plantas grandes, com pseudobulbos ovóides mais tarde sulcados longitudinalmente, agregados, verde escuros, unifoliados, na base guarnecidos por bainhas. As folhas são pecioladas, herbáceas, plicadas, e apresentam diversas nervuras dorsalmente salientes. A inflorescência pendente brota da base do pseudobulbo, crescendo para baixo, e comporta de duas a dez flores grandes, de estranha estrutura, cujo ovário normalmente esta recoberto por ampla bráctea.
A flores possuem sépalas grandes largas e côncavas, de consistência carnosa e aparência cerosa. A sépala dorsal parecido, porém algo menor. As pétalas são pequenas, por vezes onduladas, e muito curvadas sobre a sépala dorsal. O labelo por vezes é bastante complexo, carnoso, rígido, com hipoquílio, ou a parte do labelo próxima da coluna, muito carnoso e côncavo, mesoquílio, ou a parte intermediária do labelo, e epiquílio, ou extremidade do labelo, largo por vezes com dois apêndices em forma de cornos. A coluna em regra é longa e carnosa, arqueada de modo a ficar com a antera e o estigma sobre o epiquílio, atenuada para a base, com duas grandes asas na extremidade. antera terminal uniloculada com duas polínias cerosas.

Stanhopea são encontradas por praticamente todo o continente Americano, principalmente do México ao Brasil. Uma espécie de abelha é o seu agente polinizador mais comum.
Por serem plantas que ocupam considerável espaço, e cujas flores duram muito pouco, muitos orquidófilos deixam de cultivá-las, preferindo ocupar o espaço com espécies de gêneros menores, com flores mais duráveis.

Principais espécies: Stan. insignis, Stan. tigrina, Stan. lietzei, Stan. guttulata, Stan. oculata, Stan. graveolens.


Stanhopea oculata


Stanhopea insignis


Fonte:
www.orquideana.com.br

No comments:

Post a Comment