03 May 2010

Gênero Masdevallia

Masdevallia é um largo gênero de peculiares orquídeas que foi criado em 1794 por um físico e um botânico da corte de Charles III da Espanha. O nome vem do Masdeval, que descreveu a espécie.
A origem destas orquídeas parece ser mesmo as elevadas altitudes da cadeia andina. De clima frio, se adapta melhor em regiões de alta latitude, mas algumas espécies toleram melhor climas mais quentes.
São encontradas do México ao Brasil, mas principalmente nos Andes, no Equador e Colômbia, Peru e Bolívia.
São encontradas como epífitas, porém nas partes mais baixas das árvores, nunca a mais de 2 metros do solo, e por esse motivo necessitam de ambiente bastante úmido e com pouca luminosidade. Como são encontradas em altitudes elevadas, necessitam de clima com temperaturas relativamente baixas. As folhas são brilhantes e carnudas e sempre mais compridas que seu caudículo. Suas inflorescências são igualmente uniflorais ou racemosas. Suas flores são sempre coloridas e suas sépalas unidas, formando um tubo ou cone. As pontas das sépalas são finas e curvas. As pétalas, ao contrário de outros gêneros, são pequenas e praticamente não percebidas, bem como o labelo, que é pequeno e mais parece uma calosidade ou pequena lingueta, normalmente na cor branca ou púrpura. São cultivadas em pequenos vasos com sphagnum, em estufas com pouca luz, bastante circulação de ar e temperaturas amenas.
O labelo das espécies de Masdevallia apresenta-se apenas em um vestígio. Existem cerca de 500 diferentes espécies, divididas em muitos subgêneros.

Principais espécies: Masd. ayabacana, Masd. bicolor, Masd. angulata, Masd. coccinea, Masd. coriacea, Masd. decumana, Masd. brinacea, Masd. exaltata, Masd. ígnea, Masd. infracta, Masd. limax, Masd. nidifica, Masd. pachyurus, Masd. portillae, Masd. racemosa, Masd. rósea, Masd. rubiginosa, Masd. setacea, Masd. strobelli, Masd. trovarensis, Masd. triangularis, Masd. trochilus, Masd. uniflora, Masd. veitchiana.


Masdevallia angulata


Masdevallia coccinea


Fonte:
www.delfinadearaujo.com
"Copyright © 1996-1999 Sergio Araujo Fotografia S/C Ltda. Todos os direitos reservados. Protegido pela lei de direito autoral do Brasil e por tratados internacionais."
www.orquideana.com.br

No comments:

Post a Comment