03 May 2010

Gênero Maxillaria

Existem aproximadamente 700 espécies descritas neste gênero, distribuídas desde o Caribe e América Central até o sul do Brasil e norte da Argentina. Como todo grande gênero, as diferentes morfologias e formas vegetativas são presentes. Também vêm sendo criados diversos novos gêneros a partir de espécies incluídas originalmente como Maxillaria.
A grande diferença de formas e colorido das flores também estão presentes neste gênero, sendo que as Maxillaria com colorido mais intenso e com flores de maior tamanho encontram-se na cordilheira dos andes, do Peru até a Colômbia.
As Maxillaria brasileiras são plantas menores tanto no tamanho da planta quanto das flores, bem como de colorido menos fascinante.
As Maxillaria andinas crescem em altitudes que vão de 1000 até 3000 metros, enquanto que as brasileiras são encontradas em locais de menos altitude. Por este fator, as Maxillaria andinas necessitam de maior umidade, menos luminosidade e temperaturas mais amenas.
Na natureza, as Maxillaria como Max. sanderiana, Max. lepidota, Max. striata, Max. longipetala, etc. crescem muitas vezes em conjunto com os Phragmipedium e podem ser tanto terrestres quanto epífitas. Diversas vezes, uma mesma espécie é encontrada nas duas formas.

Principais espécies: Max. curtipes, Max. luteoalba, Max. picta, Max. ochroleuca, Max. lepidota, Max. sanderiana, Max. striata, Max. longipetala, Max. schunkeana, Max. rufescens, Max. tenuifolia.


Maxilaria sanderiana


Maxilaria tenuifolia

Fonte:
www.delfinadearaujo.com
"Copyright © 1996-1999 Sergio Araujo Fotografia S/C Ltda. Todos os direitos reservados. Protegido pela lei de direito autoral do Brasil e por tratados internacionais."

No comments:

Post a Comment