03 May 2010

Gênero Miltonia

Miltonia é um gênero de orquídeas geralmente epífitas, criadas em vasos de cerâmica ou placas, com presença de pseudobulbos e geralmente nativas de clima frio. Muitas delas de locais de certa altitude, suportam baixas temperaturas, como as Miltonia colombianas. Alguns híbridos estão bem popularizados no Brasil, como a Miltonia clowesii, Miltonia spectabilis e Miltonia spectabilis moreliana.
O Nome "Miltonia" tem origem no nome de um orquidófilo inglês: Lord Fitzwilliam Milton. Estas orquídeas ocorrem desde o centro do Brasil até a Argentina.
Apresentam uma ou duas folhas, emergindo de um pseudobulbo, cobertas por uma bainha foliácea de onde são projetadas as hastes florais.
Suas inflorescências podem ser uniflorais ou multiflorais, dependendo da espécie. As flores têm um aspecto ceroso e possuem um odor suave e exótico.
Suas flores são sempre belas, com um labelo grande em relação às sépalas e pétalas, sempre planas e arredondadas na sua extremidade. O labelo é largo e achatado e não possui calo na base. Possuem uma coluna sem pé com duas políneas rígidas.
Possui um grande número de espécies hibridas conhecidas hoje, cerca de 1.000. Todas as espécies são epífitas e crescem melhor com pouca luz ou luz intermediária, bastante circulação de ar e umidade.
Possuem grande variedade de cores nas flores. As cores variam muito, os tons branco, rosa, roxo, vermelho, violeta são comuns. Existem até flores praticamente negras.
Algumas espécies andinas foram transferidas para o gênero Miltoniopsis e a espécie chamada Miltonia warscewiczii foi transferida para o gênero Oncidium.

Principais espécies: Milt. cândida, Milt. clowesii, Milt. cuneata, Milt. flavescens, Milt. moreliana, Milt. regnellii, Milt. spectabilis.


Miltonia moreliana


Miltonia clowesii


Fonte:
www.delfinadearaujo.com
"Copyright © 1996-1999 Sergio Araujo Fotografia S/C Ltda. Todos os direitos reservados. Protegido pela lei de direito autoral do Brasil e por tratados internacionais."
www.orquideana.com.br

1 comment:

  1. eu tenho uma miltonia moreliana , e me orgulho desta planta . cresce rapido e flore o ano inteiro, o cheiro é maravilhoso

    ReplyDelete