29 April 2010

Gênero Encyclia

Gênero composto por aproximadamente 242 espécies, distribuídas por toda a América tropical.
A Encyclia é caracterizada por plantas epífitas, simpodiais, com inflorescências apicais e flores nunca excedendo 4 centímetros de diâmetro com labelo livre da coluna por quase toda sua extensão. Em sua maioria apresentam flores de pequeno porte, algumas perfumadas, em hastes rígidas de até 50 centímetros, com touceiras na base. De fácil cultivo e divisão para novas mudas, a Encyclia pode gerar até 60 flores por haste.
Encontradas em florestas secas e úmidas, desde o nível do mar até altitudes de 3000 metros, dependendo da espécie. A maioria das espécies é cultivada sob condições de temperaturas e clima intermediários, sendo normalmente cultivadas como as Cattleya, que gostam de alta luminosidade. Generalizando, elas costumam gostar de temperaturas intermediárias e para uma floração saudável, precisam de períodos de seca, como ocorre em seu hábitat natural.
Possui relação ecológica com alguns animais. O gênero pode ser polinizado por abelhas e pássaros.
Este é um gênero que foi criado a partir do gênero Epidendrum, ao qual está intimamente ligado. Algumas espécies foram re-classificadas no gênero Prosthechea, como a espécie Encyclia fragrans, que foi reclassificada como Prosthechea fragrans.
A maior parte das espécies é encontrada no México e Índia. Poucas espécies deste gênero são endêmicas da América do Sul.

Principais espécies: E. alata, E. cordigera, E.brassavolae, E. lutzemberg, E. polybulbum, E. spirictusantensis, E. vitellina.


Encyclia alata

Fonte:
www.delfinadearaujo.com
"Copyright © 1996-1999 Sergio Araujo Fotografia S/C Ltda. Todos os direitos reservados. Protegido pela lei de direito autoral do Brasil e por tratados internacionais."
www.orquideana.com.br

No comments:

Post a Comment